Procuramos fazer, nesse trabalho, um resumo de como são todas as provas das quais o Quarto de Milha participa. Para obter informações mais detalhadas sobre elas, entre em contato com o departamento de Esportes da ABQM.
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Apartação - Essa prova coloca o cavalo Quarto de Milha contra uma rês, numa batalha de desejos. Cavalos de apartação devem possuir "Senso do Gado", que é a habilidade de auto-pensar e auto-manobrar um boi. Cavalo e cavaleiro devem se mover calmamente para dentro do rebanho, apartar um animal do rebanho, dirigí-lo ao centro da arena e mantê-lo afastado do rebanho.O cavaleiro deve impedir que o boi, já apartado retorne ao resto do rebanho. O cavalo de apartação deve combinar os movimentos com o boi, antecipando todas as suas manobras. O juiz dá nota ao cavalo pela sua habilidade de impedir o boi de retornar ao rebanho, senso do gado, coragem e atenção. A nota é de 60 a 80, com média baseada em 70.
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Bulldogging - Técnica, velocidade e precisão dos cavaleiros na hora de descerem do cavalo e derrubarem o boi marcam essa prova, que tem algumas semelhanças com o Laço em Dupla. Dois cavaleiros partem atrás de um boi. Quem fica à direita faz o trabalho de esteira, uma forma de garantir que ele não fuja da esquerda. O cavaleiro, que fica do lado contrário, salta do cavalo em movimento em cima da cabeça do boi, derrubando-o e virando seu pescoço no chão. Vence quem fizer o trabalho no menor tempo.O cavaleiro é desclassificado quando: desce do outro lado do boi; se o boi, quando derrubado, cai do lado contrário ao do cavaleiro. (Faz parte do Rodeio Completo).
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Cinco Tambores - A corrida dos Cinco Tambores é uma prova de resistência, velocidade e adestramento. Consiste em fazer, no menor tempo possível, o trajeto segundo o diagrama, vencendo seu concorrente na dupla.Começa com um fase classificatória, onde os concorrentes fazem o percurso individualmente, classificando-se os melhores tempos. Nas fases seguintes, são elaboradas as duplas que competem em sistema de eliminatórias, sendo vencedor aquele que vencer o último concorrente, isto é na dupla final.
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Conformação - Esse tipo de prova é usada como um parâmetro de julgamento de Conformação do Cavalo Quarto de Milha Americano como uma raça.Classes de Conformação são divididas por idade e sexo. Os cavalos são avaliados pela correção estrutural, conjunto, grau de musculatura e características de raça e sexo. É dado ênfase às mais desejadas características que sobressaia a habilidade do cavalo para desempenhar uma função. Os cavalos são apresentados com um cabresto de couro e antes são mostrados caminhando aos juízes, para serem avaliados os seus aprumos.
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Corrida - As corridas do Quarto de Milha são disputadas nas seguintes distâncias: 228 mts, 275 mts, 301 mts, 320 mts, 365 mts, 402 mts e 503 mts. Por ser o cavalo imbatível nessas distâncias, originou-se o nome da Raça Quarto de Milha (402 mts = 1/4 de milha). As corridas são disputadas em diversos Estados do Brasil, com destaque para os hipódromos de Sorocaba e Cidade Jardim (onde se realizam os mais importantes GPs). Criar animais Quarto de Milha de corrida é também um grande investimento, já que as premiações distribuídas, em um único ano, ultrapassam mais de 1 milhão de dólares.
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Enduro - Pode ser denominado Enduro Regularidade (são provas de resistência, desenvolvidas em distâncias varíaveis, constituídas por trechos identificados e por médias horárias a serem seguidas, trechos neutralizados para descanso, testes especiais, passagens naturais de matas, rios, montanhas, etc...) ou Enduro Velocidade Livre (são provas de resistências desenvolvidas em distâncias varíaveis e velocidade livre, realizada em estradas, caminhos, picadas e qualquer terreno, com passagens naturais em matas, rios, montanhas, etc... O vencedor será aquele que fizer o percurso em menor tempo.
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Laço Cabeça - Trabalhando juntos como um time, cavaleiros em pasto aberto freqüentemente emparelhavam-se para pegar reses que eram muito grandes para ser pegas com uma só corda.
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Laço Comprido - Essa é uma prova de habilidade campeira, com grande atuação no estado do Mato Grosso. O cavaleiro deve laçar a rês pelos chifres dentro de um limite de 100m. Vence aquele que conseguir maior número de laçadas.A armada deve medir 8m, com quatro rodilhas na mão, não podendo retê-la ao laçar.
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Laço de Bezerro - É uma das funções Western que continua sendo usada ainda hoje em fazendas de todo o mundo. Essa prova testa a habilidade do cavalo em seguir o bezerro em uma grande velocidade, dando ao cavaleiro a melhor oportunidade de pegá-lo. Os cavalos entram no brete e esperam calmamente o bezerro ser solto do brete. O cavalo e cavaleiro devem ficar atrás de uma barreira para dar vantagem à largada do bezerro.O cavalo e cavaleiro são penalizados se partirem mais cedo, quebrando a barreira.Quando o bezerro é solto do seu brete, o cavalo deve correr em sua direção, seguir a velocidade do bezerro e o cavaleiro deve se posicionar onde ele possa laçá-lo.O laçador, então, joga seu laço e quando o bezerro é pego, o cavalo pára rapidamente. Enquanto o cavaleiro desmonta e derruba o bezerro para amarrar três de suas pernas juntas, o cavalo deve se manter parado e quieto (mas atento) e manter a corda esticada. (No passado, o propósito de se amarrar as pernas do bezerro, era de que ele poderia ser medicado, curado sem dar coice no Cowboy ou machucar a si mesmo).Laço de Bezerro é julgado quanto a calma do cavalo no brete; quanto bem o cavalo corre para alcançar o bezerro levando em conta sua velocidade e posicionamento; o quão bem o cavalo pára; e o quanto bem ele trabalha o final da laçada, mantendo a corda esticada sem arrastar o bezerro. (Faz parte do Rodeio Completo a Prova de Cronômetro). A nota é de 0 a 100, com média baseada em 70.
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Laço em Dupla - Na parte do laço de pé, no Laço em Dupla, o pezeiro pode laçar ambas as pernas traseiras ou somente uma e enrolar o laço. Novamente o cavalo é julgado quanto sua calma (quietude) dentro do brete; a rapidez como parte em direção ao garrote seguindo-o; sua habilidade em manter a mesma velocidade do garrote e posicionar o pezeiro; e sua habilidade de parar reto e intensamente, apertando a corda esticada depois que laçar. É permitido a ambos, cabeceiro e pezeiro, jogar duas cordas com um tempo máximo (limite) de dois minutos, depois que o garrote for solto para ser laçado. (Faz parte do Rodeio Completo a Prova de Cronômetro). A nota é de 0 a 100, com média baseada em 70.
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Laço Pé - Na parte do laço de pé, no Laço em Dupla, o pezeiro pode laçar ambas as pernas traseiras ou somente uma e enrolar o laço. Novamente o cavalo é julgado quanto sua calma (quietude) dentro do brete; a rapidez como parte em direção ao garrote seguindo-o; sua habilidade em manter a mesma velocidade do garrote e posicionar o pezeiro; e sua habilidade de parar reto e intensamente, apertando a corda esticada depois que laçar. É permitido a ambos, cabeceiro e pezeiro, jogar duas cordas com um tempo máximo (limite) de dois minutos, depois que o garrote for solto para ser laçado. (Faz parte do Rodeio Completo a Prova de Cronômetro). A nota é de 0 a 100, com média baseada em 70.
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Maneabilidade e Velocidade - Agilidade e velocidade são os requisitos necessários para os concorrentes da prova de maneabilidade e velocidade. A prova deverá ter um percurso composto pelos seguintes movimentos: um salto (80 cm) no terço inicial da pista; um coração ou margarida; um recuo; um oito ou uma baliza; um esbarro e um rodopio e no máximo 3 Tambores. O percurso total não poderá ultrapassar 250 metros, vencerá a prova o cavalo que fizer o percurso completo em menor tempo. A cada falta cometida pelo competidor é acrescido em seu tempo 5 segundos.
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Rédeas - Desempenhar a função de rédeas em um cavalo não siginifica apenas guiá-lo, mas também dominar todos os seus movimentos. Em rédeas, é pedido ao cavaleiro para desempenhar um dos 13 percursos existentes pré-estabelecidos, os quais incluem: manobras prescritas de esbarros, spins (giros de 360 graus), rollbacks (esbarro com mudança de direção em 180 graus saindo ao galope), mudança de mão e círculos ao galope. O cavalo deve ser voluntariamente guiado com pouca ou nenhuma resistência. O cavalo é julgado nos seus movimentos, cumprimento do percurso e atitude. A nota é de 0 a 100, com média baseada em 70.
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Seis Balizas - A prova de Seis Balizas coloca o cavalo Quarto de Milha como um esquiador deslizando em seus esquis.Esse evento contra o cronômetro testa a agilidade e velocidade do cavalo. O percurso consiste em uma série de 6 balizas distantes 6,50 mts uma das outras, nas quais cavalo e cavaleiro vão trançando (costurando) as balizas em alta velocidade. O cavalo corre até o final delas, vira na última e retorna trançando para fora e para dentro, trabalhando no caminho de volta para a 1ª baliza. Então, ele faz o contorno na baliza da frente e volta costurando as balizas novamente, até atingir a última.Neste ponto, ele completa o giro e volta em linha reta paralela à fila das balizas em direção à linha de chegada a toda velocidade. Será adicionada uma penalidade de 5 segundos para cada baliza que for derrubada.
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Showmanship At Halter - É uma prova somente para os competidores das classes Jovem e Amador. Ela está designada a julgar a habilidade do apresentador em showmanship.Os apresentadores desempenham uma rotina similar como se estivessem mostrando na classe de conformação. Entretanto, em vez de os cavalos estarem sendo julgados, o apresentador que é avaliado pela sua habilidade em showmanship. Os juízes avaliam a limpeza e condicionamento do cavalo e a destreza do apresentador em apresentar o cavalo no seu melhor desempenho.
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Team Penning - Este popular evento cronometrado é baseado nas tarefas originais dos cowboys da era Western.Como o próprio nome diz, um time de três cavaleiros deve isolar (separar) três cabeças de gado especificamente identificados do rebanho e então colocá-las em um curral do lado oposto da arena em 90 segundos (atualmente 120 segundos) de tempo limite. O tempo começa a ser contado, quando o focinho do primeiro cavalo cruza a linha de partida e termina quando o gado estiver dentro do curral. Os cavaleiros devem separar o gado designado a eles, tomando cuidado, para não deixar que mais de 4 reses cruzem a linha de partida, causando a desclassificação. Todo o gado, exceto aqueles que estão sendo encurralados, devem ser mantidos do outro lado da linha que está o resto do gado quando o tempo for pedido, senão o time será desclassificado.
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Trail - É a maneabilidade de um Quarto de Milha em um percurso com obstáculos, testando a destreza do cavalo em contornar certas situações que podem ocorrer em um passeio a cavalo fora das pistas.Um dos obstáculos obrigatórios é o do cavaleiro ter que abrir, atravessar e fechar uma porteira. Outros dois obstáculos obrigatórios são ir a passo, ao trote e ao galope sobre uma série de troncos e afastar através de troncos arrumados em figuras " L, U ou V ". Outros obstáculos podem fazer parte da prova: como cruzar um pequeno lago, tirando ou colocando correspôndencia de uma caixa de correio; cruzar uma ponte de madeira; e vestir uma capa de chuva. A nota é baseada na graça, facilidade e liberdade de movimentos durante o percurso.
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Três Tambores - A corrida dos Três Tambores é um dos eventos de velocidade (cronometrada) mais emocionantes de todos as competições do Quarto de Milha.Os competidores correm contra o cronômetro, seguindo um percurso que consiste em 3 tambores dispostos triangularmente. Inicia-se a contagem do tempo, quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. Os competidores podem escolher o lado para começar o percurso, tanto direito como esquerdo do 1º tambor, contorná-lo e ir para o próximo tambor e completando o percurso depois de fazer o circulo em volta do 3º tambor. É permitido tocar nos tambores mas se algum tambor cair durante o percurso da prova, uma penalidade de 5 segundos será acrescida por tambor derrubado. (O tambor Feminino faz parte do Rodeio Completo).
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Vaquejada - Essa modalidade é muito praticada nas regiões Norte e Nordeste do País, onde os vaqueiros participam em dupla formada pelo puxador e o esteira.O esteiro terá que controlar o boi desde a saída do brete e passará o rabo da rês para o puxador que fará sua derrubada dentro de uma área estabelecida (entre duas faixas pintadas de cal com um vão de 10 metros).Este trabalho só será válido se o boi ao cair estiver com as 4 patas para cima e se levantar totalmente dentro das faixas sem tocá-las.Esta modalidade atrai centenas de competidores em busca de grandes prêmios. A vaquejada é um dos grandes esportes de maior apelo popular no Norte e Nordeste, reunindo milhares de pessoas a cada evento.
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Western Pleasure - É uma das modalidades com maior número de participantes em eventos da AQHA. Um bom cavalo de W. Pleasure deve ser como o próprio nome diz: "Um prazer em se montar". Os participantes competem juntos, caminhando em volta do perímetro da arena e pede-se para andarem a passo, a trote e ao galope e mudar a direção do cavalo. A pedido do juiz, os cavaleiros devem segurar as rédeas apenas com uma mão e não se pode mudar de mão durante a prova. O cavaleiro não pode tocar na sela ou no cavalo com sua mão livre durante a competição.
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Western Riding - Esta prova julga a habilidade do cavalo Quarto de Milha em mudar de mãos precisamente, simultaneamente e facilmente, usando ambas as pernas dianteiras e traseiras. Os competidores entram na arena, percorrem um dos dois percursos existentes, consistindo em troncos e uma série de cones. O cavalo também deve mudar de andamento - do passo ao trote e ao galope - durante o percurso. O juiz procura o cavalo que prontamente responde ao comando do cavaleiro, que tem (boas maneiras) bem adestrado e tenha graça e boa disposição. A nota é de 0 a 100, com média baseada em 70.
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Working Cow Horse - O cavalo de Working Cow Horse é uma combinação de habilidade em Rédeas com o senso de gado. Com essa prova, se testa a destreza aplicável ao trabalho de lidar com o gado nas fazendas. A competição consiste em duas partes: Trabalho de Rédeas prescrito e Trabalho com o gado (rebanho).Na primeira parte da prova, o cavalo deve seguir um percurso onde são requeridos: mudanças de mão, spins e esbarros. Os juízes não olham apenas um cavalo que seja voluntariamente guiado, mas também controlado em todos os seus movimentos.Na parte de trabalho com o rebanho, um boi é solto sozinho na arena. Primeiramente, o cavalo deve segurá-lo na ponta final da arena, demonstrando sua habilidade em contê-lo. Então, o cavalo deve dirigir o boi beirando a cerca da arena, virando-o em ambas as direções. Por isso que esta parte da prova é corretamente chamada de "Trabalho de Cerca". Finalmente, o cavalo deve mover o bovino para o centro da arena, fazendo círculos ao redor do boi em ambas as direções. O julgamento é baseado em boas maneiras, maciez, senso de rebanho e facilmente guiado no trabalho de rédeas. A nota é dada para cada parte do trabalho de 0 a 100, com 70 de nota média. Penalidades serão dadas aos cavalos que são excessivamente agressivos com o boi ou na falta de controlar o boi no final da arena.
Fonte: ABQM Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha
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