A raça Quarto de Milha foi a primeira a ser desenvolvida na América. Ela surgiu nos Estados Unidos por volta do ano de   1600. Os primeiros animais que a originou foram trazidos da Arábia e Turquia   à América do Norte pelos exploradores e comerciantes espanhóis.
Os garanhões escolhidos eram cruzados com éguas que   vieram da Inglaterra, em 1611. Os cruzamentos produziram cavalos compactos,   com músculos fortes, podendo correr distâncias curtas mais rapidamente do que   nenhuma outra raça.
Com a lida no campo, no desbravamento do Oeste   Norte-Americano, o cavalo foi se especializando no trabalho com o gado. Nos   finais de semana, os colonizadores divertiam-se, promovendo corridas nas ruas   das vilas e pelas estradas dos campos, perto das plantações, com distância de   um Quarto de Milha (402 metros), originando o nome do cavalo.
Foi fundada em 15 de março de 1940, a American Quarter   Horse Association (AQHA), em College Station, Texas.
Em 1946, a AQHA se transferiu para Amarillo, Texas,   onde se encontra até hoje, tornando-se a maior associação de criadores do   mundo, representando 52% dos eqüinos em todo o mundo.
Fonte: ABQM Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de   Milha